Dr.Frederico Bezerra

Desde 2008 tenho trabalhado no atendimento a inúmeros pacientes com os mais diversos problemas e dores articulares e musculares, principalmente dores na coluna vertebral.

Como cheguei à Fisioterapia

Tudo começou com um serviço que eu realizava aos 18 anos, onde diariamente carregava muito peso em uma cozinha industrial, que confeccionava alimentação para aproximadamente 500 pessoas diariamente. Naquela época, eu não tinha nenhuma orientação sobre o corpo humano, doenças, enfermidades da coluna vertebral, movimentos repetitivos, excesso de carga e posturas inadequadas, e como isto poderia prejudicar e levar a algumas dores que eu viria a sentir algum tempo depois, realizando o trabalho de auxiliar de cozinha de modo inadequado.

Até que um dia, após algumas avaliações médicas, fui orientado a fazer algumas sessões de Reeducação Postural Global (RPG) e conheci uma Fisioterapeuta que me ajudou muito a melhorar minhas dores com alguns exercícios e movimentos específicos que melhoraram os sintomas sem o uso de medicamentos. E eu achei isso o máximo! O que me levou a cursar a Faculdade de Fisioterapia alguns meses depois.

A Osteopatia chegou na minha vida

Após terminar a faculdade, tive um desequilíbrio muscular que perdurou por quase um ano e nada do que eu fazia dava resultado. Passei por vários médicos, fiz algumas sessões de fisioterapia e nada! Até que, em um curso de Terapias Manuais eu conheci um Osteopata! Na época eu não fazia a menor ideia do que isto significava. Depois de algumas sessões, várias manipulações na coluna vertebral, joelho, pé, orientações direcionadas entre outros procedimentos fiquei bem novamente! Então decidi! Eu preciso aprender a fazer isto! Fiquei 6 anos indo para Campinas para estudar na Escola de Osteopatia de Madrid.

A nutrição como apoio ao tratamento

Após um curso sobre alimentação saudável, percebi e me convenci o quanto os pacientes vinham com o metabolismo bem debilitado de recursos internos, prejudicando os resultados do tratamento. Hoje alio as técnicas fisioterápicas com o apoio da nutrição, indicando, sempre que necessário, profissionais de nutrição para complementar a recuperação das dores e desconfortos apresentados pelos pacientes.

O método de McKenzie

Depois que terminei a formação em Osteopatia fiquei um bom tempo desacreditando que outras técnicas pudessem somar tanto quanto ela, até que um dia um amigo me incentivou a fazer a formação do método McKenzie de reabilitação vertebral e extremidades. E para minha surpresa tem me ajudado cada vez mais a tratar de um modo diferente os pacientes. Com exercícios simples, porém direcionados, que eles podem realizar em suas próprias casas. O que traz mais independência para o paciente. Alio o melhor dos dois mundos, criando tratamentos personalizados para cada caso.

Ah… A hipnose…

Esta surgiu como uma curiosidade para diminuir a dor física dos pacientes. Porém, fez com que eu resgatasse uma curiosidade e vontade muito grande que eu tinha de entender melhor a mente dos seres humanos. E me trouxe ferramentas muito preciosas para poder entender e conversar melhor com meus pacientes sobre suas angústias, frustrações e dificuldades que passam em suas vidas de uma forma mais humana e assertiva. Juntamente com os estudos de PNL, demonstrando ao paciente que o corpo saudável deve estar aliado a uma mente que trabalhe em prol da saúde do todo.

Uma visão holística do paciente

E este caminhar me trouxe hoje uma visão muito mais holística do ser humano como um todo. E continuo cada vez mais curioso e estudando sobre como podemos ajudar melhor os pacientes que me procuram. Sei que ainda há muitas possibilidades a serem descobertas, mas hoje os resultados alcançados são expressivos, fazendo com o corpo encontre o equilíbrio, a mente trabalhe para manter todo sistema saudável, o paciente pense em comer bem e melhor e possamos atuar sempre na causa das dores, minimizando a possibilidade de

Formação

Fisioterapeuta

Bacaharel em Fisioterapia pelo Centro Universitário São Camilo.

Pós-gradução

Pós-graduado em tratamento de reabilitação em deficiência física e gestão organizacional de um centro de reabilitação.

Pilates

Método Pilates pela Associação Brasileira de Pilates.

TISNA I

Tratamento Integrado do Sistema Nervoso Autônomo.

Osteopata

Osteopatia e terapias manuais pela Escola de Osteopatia de Madri.

5 Leis Biológicas

Nova Medicina Germânica – 5LB (Cinco Leis Biológicas)

Método McKenzie

Diagnóstico e terapia mecânica da coluna vertebral e extremidades – Instituto McKenzie Brasil.

Hipnose Ericksoniana

Método Sofia Bauer.

Especializações

Aprimoramento em Terapia Manual e Podoposturologia Osteopática.

Clínica Fisio Hérnia e Esportiva

Av. Srg. Lourival Alves de Souza, 90
Jardim Taquaral
São Paulo/SP

(11) 99825.8660