Palmilhas

Muitos pacientes são orientados por seus médicos a utilizarem palmilhas ortopédicas ou posturais sob medida após apresentarem dores nos pés ou serem diagnosticados com problemas como pés planos (pés chatos), fascite plantar ou problemas de equilíbrio postural. Nestes casos o papel das palmilhas é trabalhar na correção das variações anatômicas, estruturais e individuais de cada paciente.

Quando um paciente necessita de palmilhas ?

Essa não resposta não é tão simples e óbvia. Nem sempre uma dor ou problema nos pés ou pernas tem origem no local indicado. A palmilha não deve corrigir um desvio pontual detectado, mas sim trabalhar no equilíbrio e correção de toda postura, dos pés até a coluna, atingindo a causa e evitando problemas em regiões interligadas.

Durante os testes específicos que realizamos conseguimos definir o ponto correto que está influenciando o desequilíbrio do sistema postural do paciente. Por isso, nem sempre um desequilíbrio observado nos pés é a causa para um problema do equilíbrio do sistema postural do paciente. Nestes casos podemos apontar outros problemas que podem, ou não, serem corrigidos através de uma palmilha ortopédica.

O teste então é tarefa importante neste processo. Nossa especialidade vai além da palmilha, nosso trabalho com osteopatia e fisioterapia nos faz conhecer o complexo sistema que compreende os ossos, articulações, nervos e músculos, com isso somos mais assertivos no diagnóstico e prescrição da palmilha. Estas são excelentes ferramentas de tratamento, desde que bem prescritas. Caso contrário o paciente pode estar jogando dinheiro fora ou causando danos ainda maiores à coluna ou pernas.

Diagnóstico e a confecção da palmilha

As palmilhas só são confeccionadas após os teste e avaliação clínico/biomecânica. Os testes apontam as necessidades específicas do paciente indicando informações importantes dos arcos plantares, barras metatarsiananas, amortecimento do calcâneo, entre outros. Estas informações apontam a necessidade e o nível de correção para os problemas detectados, alívio das dores, prevenção de crises e maior conforto no cotidiano do paciente.

Confeccionadas com materiais especiais, que dão segurança e conforto na pisada, nossas palmilhas são construídas de forma a satisfazer os problemas detectados nos testes, totalmente customizadas e elaboradas para a necessidade e características de cada paciente. Após o período inicial de uso, caso seja necessário, as palmilhas podem sofrer ajustes e alterações ortopédicas que melhorem seu conforto.

Dores associadas à utilização de palmilhas ortopédicas

 

  • Tendinites
  • Esporão de calcâneo
  • Metatarsalgia
  • Fascite plantar
  • Alteração no arco dos pés
  • Neuroma de Morton
  • Fratura por estresse
  • Diferença de altura de membros inferiores
  • Alteração das pressões plantares

Faça um teste de palmilhas ortopédicas sob medida com a gente e entenda se esse é o melhor tratamento para suas dores.

Agende já uma consulta

11 99825.8660 | fredyfisio@gmail.com

Clínica Fisio Hérnia e Esportiva

Av. Srg. Lourival Alves de Souza, 90
Jardim Taquaral
São Paulo/SP

(11) 99825.8660